A Abordagem Reggio Emilia na Educação Infantil
Após o término da Segunda Guerra, as mulheres de Villa Cella, cidade
no nordeste da Itália, próxima a Reggio Emilia, decidiram erguer e
administrar uma escola para os filhos, pois todas as da região haviam
sido devastadas. Essa escola ficou universalmente conhecida pela
abordagem pedagógica para a educação infantil. O pedagogo e educador de
Régio-Itália, Loris Malaguzzi , foi o criador da idéia de Reggio Emília,
sendo até hoje seu incentivador primordial. Foi este educador quem
constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas
formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de
projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente
planejados pelos professores, mas, surgem através das idéias dos
próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens. O
ensinamento que sustenta todo esse princípio, é a Pedagogia da Escuta,
que foi sistematizada pelo educador italiano. Esta abordagem de Reggio
Emilia se vincula a tudo o que a linguagem visual pode apresentar.
A capacidade criadora e a característica dos trabalhos desenvolvidos
fizeram com que esta atitude típica de educar fosse avaliada, há dez
anos, como a melhor do mundo pela revista norte-americana Newsweek. Este
exemplo, serviu de fonte de apoio e inspiração para a Educação Infantil
de países de contextos bem diferentes como Suécia e Senegal, Dinamarca e
Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos,etc
As lições de Loris Malaguzzi têm três grandes princípios:

A-
as crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua
criatividade e imaginação por meio de múltiplas linguagens, sem
enfatizar nenhuma. As múltiplas linguagens se evidenciam através do
desenho, do canto, da dança , da pintura, da interpretação, enfim,
divulgadas por distintas passagens que se somam na execução do projeto e
nos saberes que são construídos. Anotar, fotografar, gravar e filmar
são partes principais da rotina.
B- O
mundo de conhecimentos não está dividido em assuntos escolares, mas é
um grupo único, onde certas áreas são sugeridas por meio de projetos com
uma matéria de trabalho.
C- A
interação entre o adulto e a criança deve ser uma parceria, na qual
interesses e envolvimentos recíprocos devem permanecer e interagir para
que um objetivo comum seja alcançado: o saber.
As escolas em Reggio Emilia têm na arte a
ferramenta para o pensamento. São escolas feitas de espaços, onde as
mãos e mentes das crianças se entrelaçam em uma alegria criativa e
libertadora, através de uma aprendizagem real. Assim é possível
constatar como a criança argumenta e se expressa, o que produz com suas
mãos , como brinca, como debate idéias, como sua investigação funciona. O
plano é inserido como um desafio e envolve conhecimento de exploração e
discussão em grupo. Após esta primeira fase, há representação e
expressão, através do uso de meios peculiares: desenho, movimento,
jogos, construção com materiais que abrangem a Arte e a estética ,
que são partes essenciais da maneira como a criança compreende e
concebe o mundo. Há um respeito muito grande pelas idéias das crianças
nas suas variadas demonstrações, identificando esse trabalho na
perspectiva de um pesquisador.
As palavras comuns entre os professores de Reggio Emilia, são “cívico”
e “civil”. Dizem e acreditam que a criança tem direito à civilidade, à
civilização e à vida cívica. Afirmam que uma criança habilidosa produz
transformação nos sistemas em que está vinculada e torna-se uma
elaboradora de cultura, valores e direitos. Os educadores promovem os
processos de aprendizagem cooperativos e o trabalho em conjunto. Na
comunidade de aprendizes, todos os partícipes são ativos: ninguém possui
responsabilidade total. A finalidade é interdependência em lugar de
independência, e o pensar “com os outros” em lugar de “por si mesmo”,
isso envolve cidadania e significa basicamente compartilhar e tornar-se
protagonista na sociedade. A sociedade cívica abrange o significado de
identidade das pessoas, ampliando o conceito do “eu” em “nós”.
Referências:
Carolyn Edwards, professora Universitária
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Assistam o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pYGB7uZWu9I
Nenhum comentário:
Postar um comentário