terça-feira, 17 de julho de 2012

O VÔO DAS LINDAS BORBOLETAS

 O VÔO DAS LINDAS BORBOLETAS

Sempre tive profunda admiração por este incrível animalzinho. Um ser tão pequeno, tão vulnerável.
Nasce de um ovo, em lagarta rasteja, envolve-se em sim mesma e linda surge no romper de um milagre...luta, supera, transforma-se, sobrevive e renasce esplêndida!
Sou fissurada em borboletas.
Quando era pequena observei que durante os longos períodos de chuva elas não apareciam...e da janela da sala ficava vendo a chuva lá fora no jardim...quando elas apareciam eu sabia que não choveria mais, que poderia sair para brincar e que o tempo ruim já havia passado.
Até hoje as espero depois de uma grande chuva, porque sei que quando elas aparecerem significa que o inverno já passou, que o pranto já cessou e que já se pode sair de casa sem medo.
Certos invernos teimam em se estender em nossa vida, forçando-nos a fechar as portas, a vestir agasalhos, mofando tudo por dentro.
Às vezes, dá aquela estiadinha. Olhamos pelas frestas da janela, sondando se a lama já secou, mas logo volta a chover e nos encolhemos mais ainda dentro da própria impotência para enfrentar a chuva.
Mas numa bela manhã, depois daquela chuva assustadoramente mais forte, vemos uma… duas… dez borboletas ! E elas borboleteiam sobre as poças d’água da rua, ao redor daquelas plantinhas vagabundas do nosso abandonado jardim, avisando que não vai mais chover, que é hora de abrir as janelas para o sol entrar!
E a gente esquece que o inverno foi longo.
E a gente volta a sorrir e a fazer planos.
Eu aguardo as borboletas .....sempre...
O inverno é apenas uma das estações. E ele vai passar. Ah, se vai!

Foi nesse lindo exemplo de superação e transformação que no decorrer desses anos tenho observado assim meus educandos...os comparo as borboletas.
Todo início de ano chegam tão pequenos e vulneráveis, alguns já com grandes marcas da vida, outros ainda dentro do casúlo...resta a nós educadores proporcionar que eles rompam o cásulo e alcem grandes vôos na vida, sabemos que muitas vezes não veremos o resultado de nosso trabalho, que não é a curto prazo, mas temos a certeza que iniciamos a longa caminhada da linda borboleta..e muitos alçarão grandes vôos triunfantes !







Nenhum comentário:

Postar um comentário